sábado, 18 de fevereiro de 2012
Brasil começa a implantar RG com chip em Julho!
É isso aí! Uma hora isso ia chegar, ia acontecer .... li esse artigo no Blog Libertar, que expressa tudo o que penso. Leia o artigo:
Muitos já me disseram: "Mas não há problema algum, pois o chip está no cartão..." Será mesmo? Pois com este novo RG chipado, muitas fraudes poderão acontecer, então qual será a solução? Ao invés de chip no cartão, será na sua mão! E então vai aceitar? Espero que não... E pior ainda, com este chip, você poderá ser rastreado estando em qualquer lugar... Novamente é a velha regra de 3 sendo aplicada: Ação, reação e solução. Interessante é que nesta transição para a identidade chipada, muitos países estão implantando quase ao mesmo tempo. Veja a notícia:
O RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho. Neste ano, 2 milhões de brasileiros em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a ter o novo cartão de identidade (denominado RIC), em fase de testes.
A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade começou em janeiro e a escolha foi aleatória, segundo o Ministério da Justiça. No primeiro semestre, parte dos eleitores brasileiros também já foi cadastrada para permitir uma mudança para o cartão biométrico no título de eleitor.
Ric possui chip com dados. Cidadão passa a ter número único baseado em impressões digitais
Nessa primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo - o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas (hoje alguns Estados cobram pelo atual RG). Procurada ontem para comentar o assunto, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que ainda não há uma data certa para o Estado integrar o projeto. Ainda deverá ser lançado um processo licitatório (sem data definida).
A mudança no documento deverá atingir, até 2019, 150 milhões de brasileiros. A tecnologia foi contratada de uma empresa suíça, a Covadis, com sede em Genebra, que também trabalha na instalação em outros países do mundo. Para seu executivo-chefe, Marcelo Correa, as alterações no sistema de identificação brasileiro "serão um teste importante" para a nova tecnologia. Para ele, a grande vantagem do novo formato é a proteção dos dados dos cidadãos, além da redução do risco de fraudes, com o roubo de documentos.
O cartão promete diminuir a quantidade de cópias de documentos que cada cidadão terá de fazer, cada vez que for obrigado a se apresentar a um serviço público. Ele trará um chip com dados da pessoa, informações biométricas e sua impressão digital. Para garantir a proteção dos dados, a Casa da Moeda ficará responsável pelo armazenamento das informações contidas em cada um dos cartões. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/brasil+comeca+a+implantar+rg+com+chip+no+mes+que+vem/n1597052825842.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário